top of page

DIVERSIDADE

A lógica, o brainstorming e o trystorming

são táticas indispensáveis, interdependentes e complementares.

Devemos fazer um comparativo entre a crença #5 (crescimento) e a #9 (diversidade). Se a primeira é mais conceptual (mas não menos importante), a segunda é a operacionalização da primeira, feita a partir de três ferramentas. Na INERCIA-MN, celebramos a diversidade, no modo como gerimos o «chapéu» problem solving. Vejamos:

 

  • A lógica é responsável por verbalizar a nossa intuição e identificar as incongruências no raciocínio, as potenciais causas e os seus efeitos previstos (antevisão do futuro). Fazemos essa identificação, a partir dos números e do desenho das relações causais entre os pressupostos. Sob este vértice, o hemisfério esquerdo do cérebro está muito ativo. Parabéns para quem o tem muito desenvolvido e incentivamos-te a fortalecer as competências nos outros dois vértices.

​

  • O brainstorming e os seus similares são todas as técnicas relacionadas com a criatividade, a imaginação e a invenção. Tendo em vista a eliminação da causa raiz, pretende-se chegar a soluções simples, mas poderosas. Sob este vértice, o hemisfério direito do cérebro está muito ativo. Parabéns para quem o tem muito desenvolvido e incentivamos-te a fortalecer as competências nos outros dois vértices.

​

  • O trystorming é a técnica usada para se discutir menos e fazer mais. Sim, devemos sempre verificar antes de atuar, a menos que atuar seja a única forma de verificarmos. Precisamos pôr a mão na massa e chamar a parte cinestésica que há em nós. Precisamos de dar menos desculpas de por que não é possível e passar à experiência real, mesmo em condições longe das ideais. Seguimos, por isso, o conceito ‘prototipagem rápida’. Parabéns para quem é hands-on e incentivamos-te a fortalecer as competências nos outros dois vértices.

 

Devemos reconhecer, em primeiro lugar e por definição, que estamos a olhar para técnicas complementares. Por exemplo, podemos prever que algo vai acontecer, seguindo uma lógica de eventos, mas a prova dos nove vem com a realidade, na altura do trystorming.

​

Por outro lado, estas técnicas são também interdependentes porque são causa e efeito, influenciando-se entre si. Por exemplo, talvez sem termos pensado numa solução espoletada pelo brainstorming, não tivéssemos realizado uma experiência específica, através do trystorming.

​

Por fim, estas táticas são, por inerência ao negócio, indispensáveis. Indispensáveis porque nenhuma é substituível (por serem complementares) e porque nos fornecem o mapa para o crescimento sustentável e

assinaturas.png
bottom of page