DIVERSIDADE

A lógica, o brainstorming e o trystorming

são táticas indispensáveis, interdependentes e complementares.

Devemos fazer um comparativo entre a crença #5 (crescimento) e a #9 (diversidade). Se a primeira é mais conceptual (mas não menos importante), a segunda é a operacionalização da primeira, feita a partir de três ferramentas. Na INERCIA-MN, celebramos a diversidade, no modo como gerimos o «chapéu» problem solving. Vejamos:

 

  • A lógica é responsável por verbalizar a nossa intuição e identificar as incongruências no raciocínio, as potenciais causas e os seus efeitos previstos (antevisão do futuro). Fazemos essa identificação, a partir dos números e do desenho das relações causais entre os pressupostos. Sob este vértice, o hemisfério esquerdo do cérebro está muito ativo. Parabéns para quem o tem muito desenvolvido e incentivamos-te a fortalecer as competências nos outros dois vértices.

  • O brainstorming e os seus similares são todas as técnicas relacionadas com a criatividade, a imaginação e a invenção. Tendo em vista a eliminação da causa raiz, pretende-se chegar a soluções simples, mas poderosas. Sob este vértice, o hemisfério direito do cérebro está muito ativo. Parabéns para quem o tem muito desenvolvido e incentivamos-te a fortalecer as competências nos outros dois vértices.

  • O trystorming é a técnica usada para se discutir menos e fazer mais. Sim, devemos sempre verificar antes de atuar, a menos que atuar seja a única forma de verificarmos. Precisamos pôr a mão na massa e chamar a parte cinestésica que há em nós. Precisamos de dar menos desculpas de por que não é possível e passar à experiência real, mesmo em condições longe das ideais. Seguimos, por isso, o conceito ‘prototipagem rápida’. Parabéns para quem é hands-on e incentivamos-te a fortalecer as competências nos outros dois vértices.

 

Devemos reconhecer, em primeiro lugar e por definição, que estamos a olhar para técnicas complementares. Por exemplo, podemos prever que algo vai acontecer, seguindo uma lógica de eventos, mas a prova dos nove vem com a realidade, na altura do trystorming.

Por outro lado, estas técnicas são também interdependentes porque são causa e efeito, influenciando-se entre si. Por exemplo, talvez sem termos pensado numa solução espoletada pelo brainstorming, não tivéssemos realizado uma experiência específica, através do trystorming.

Por fim, estas táticas são, por inerência ao negócio, indispensáveis. Indispensáveis porque nenhuma é substituível (por serem complementares) e porque nos fornecem o mapa para o crescimento sustentável e

assinaturas.png